Quem somos

QUEM SOMOS


O desenvolvimento de uma criança consiste em um processo dinâmico, hierárquico e ordenado de desenvolvimento e domínio de habilidades interdependentes em diferentes áreas, a saber: motora, afetiva, cognitiva, de linguagem e social. Tais habilidades a preparam a criança para o aprendizado, bem como a aquisição de outras habilidades no futuro – processo envolve fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os primeiros anos de vida de uma criança constituem-se, portanto, em um período sensível, considerado uma “janela de oportunidades”. As crianças que experimentam ambientes adversos na primeira infância tornam-se mais vulneráveis a condições de vida com recursos precários e estressantes, podendo ser impactadas a curto, médio e longo prazo.


Diante desse contexto, o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) surge como um centro de pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob o processo no 2019/12553-0, com o objetivo de proporcionar equidade de oportunidades a crianças de 0 a 6 anos de idade por meio da geração de evidências científicas, de modo a embasar a formulação de políticas públicas e promover o desenvolvimento sadio e pleno na primeira infância no país.


O CPAPI é também fruto da iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que agrega sete instituições em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância: Fundação Bernard van Leer, Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper, Porticus América Latina e Faculdade de Medicina da USP. O NCPI tem a visão de construir pontes entre o conhecimento científico e a sociedade no longo prazo, para embasar políticas públicas e práticas profissionais na promoção da primeira infância.


Confira abaixo nosso evento de lançamento, em português ou inglês!

Share by: